A volta ao mundo em 50 e poucos pratos

Meu primeiro post no blog tinha que combinar dois dos meus assuntos preferidos: comida e Disney! Vou falar um pouquinho sobre um dos eventos mais legais que acontecem anualmente por lá: o Epcot International Food and Wine Festival. O F&W, para os íntimos, acontece uma vez por ano dentro do Epcot. Em 2014, o festival começa dia 19 de setembro e vai até dia 10 de novembro. Ainda dá tempo de planejar uma viagem para Orlando e aproveitar o evento esse ano! Quem sabe até provar um escargot pela primeira vez…

DSC04331

Ok, ok… não precisa ser escargot… pode ser um bolinho de chocolate irlandês com calda de Bailey’s:

Imported Photos 00012

A principal atração do festival são as banquinhas que vendem comida e bebida, como o nome diz. São pouco mais de 25 banquinhas, espalhadas por todo o World Showcase (a parte do Epcot que abriga os pavilhões dos países). Cada banca representa um país ou região do mundo e vende duas ou três amostras de comida típica da região, bem como algumas bebidas típicas. Pode ser vinho, como o nome sugere, ou outros drinks.

É simples: você vai até a banca, escolhe o que quer, paga e come (ou bebe). As porções são todas pequenas, para provar mesmo, a idéia é provar pratos de vários países. Tem gente (EU! EU!) que passa o dia inteiro por lá, só comendo e bebendo. Além da comilança, acontecem outros eventos bem legais durante o festival, como demonstrações com chefs famosos e shows de música (o chamado Eat to the Beat!). Dá até para assistir aos shows degustando um trio de sobremesas!

Imported Photos 00053

DICA: Assim que entrar no parque, dê uma passadinha no Guest Relations (fica à esquerda de quem chega, bem do lado da Spaceship Earth, a imensa bola de golfe que é o símbolo do parque) e peça o guia do festival e o passaporte (os dois são de graça). Não se preocupe, 90% das vezes, vai ter um cast member brasileiro lá para ajudar quem não fala inglês. O guia vai te contar quais os eventos especiais que estão acontecendo naquele dia e quais os horários dos shows. Os shows, aliás, valem bastante a pena, eles acontecem todos os dias em 3 horários diferentes e esse ano vão incluir gente como Rick Springfield, David Cook, Hanson, Sugar Ray e os tiozinhos do Air Supply.

Imported Photos 00034

Os shows, é claro, lotam. Eles acontecem no American Garden Theatre, no pavilhão dos EUA, às 17:30h, às 18:45h e às 20h. Obviamente, o primeiro show é o mais tranquilo. Mesmo assim, dependendo da banda é legal chegar com pelo menos 1h de antecedência para garantir o lugar e ver os “meninos” do Hanson cantando Mmbop ao vivo! 🙂

Com o passaporte e o guia em mãos, é hora de começar a comilança! O passaporte vai listar todas as bancas e o que cada uma delas serve. E o guia vai ter o mapa com a localização de cada uma delas. Quando comprar alguma coisa em uma banca, peça para carimbarem o seu passaporte, assim você tem uma lembrança bem legal da visita. Ah sim! As bancas aceitam dinheiro, cartão (débito ou crédito) ou cartão de presente. Se você achar mais fácil, pode comprar no Guest Relations ou em qualquer loja do Epcot um cartão de presente (gift card) especial para o F&W, ele é pequeninho e vem acoplado em uma pulseirinha, para você usar no pulso. Tem duas vantagens: uma, fica bem a vista e deixa o pagamento super fácil. A outra é que permite que você controle os seus gastos, podendo estabelecer um limite para gastar no Festival. Se o seu limite é US$ 50.00, por exemplo, coloque esse valor no cartão, quando acabar você sabe que é hora de parar.

DSC04326

Os lugares representados pelas bancas variam de ano em ano, e a comida varia também, embora alguns pratos sejam quase “clássicos” a essa altura. Tem banquinha do Brasil, que esse ano vai servir uma espécia de moqueca de peixe. Uma das novidades anunciadas esse ano é a banca da Patagônia,que deve servir pratos com sabores do Chile e da Argentina, como um salmão com salada de quinoa e chimichurri de rúcula. A sopa de queijo cheddar com cerveja da banca do Canadá é parada obrigatória, pelo menos para mim!

Imported Photos 00006

Os preços por porção variam, mas ficam na média dos 4 a 5 dólares, alguns (em especial os pratos com carne), podem chegar a quase 7 dolares, enquanto algumas sobremesas são vendidas por cerca de US$2.00. Não é barato, claro, mas para quem curte comida, ou quem já conhece os parques e está procurando experiência novas, vale a pena!

Anúncios

5 comentários sobre “A volta ao mundo em 50 e poucos pratos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s