A Inglaterra é muito mais que Londres – parte V: Salisbury / Stonehenge

Hoje vou falar de mais um passeio imperdível na Inglaterra: Salisbury e Stonehenge. A maioria das pessoas normalmente faz um bate-e-volta, a partir de Londres e, normalmente contrata uma excursão e visita somente Stonehenge, mas, como eu gosto de explorar as cidades da minha maneira, preferi fazer a viagem por conta e visitar também a cidade mais próxima a Stonehenge: Salisbury.

Salisbury

A viagem de trem de Londres a Salisbury leva em torno de 1h30, e a passagem de ida e volta custa cerca de £45. Salisbury não é uma cidade muito turística e recebe normalmente as pessoas estão indo a Stonehenge, mas é muito bonita e vale a pena conhecer. Fiquei hospedada no hotel City Lodge, que fica a 5 minutos a pé do centro da cidade. O hotel é pequeno, mas muito bem cuidado e aconchegante. Um quarto para casal custa em torno de R$ 150,00 por noite, que é um ótimo preço na Inglaterra. Quando fui, perto do Natal, estava muito frio na cidade e o quarto estava bem quentinho :p

salisbury-big

A primeira coisa a fazer, na minha opinião, quando se chega a uma cidade, é explorá-la a pé. E foi exatamente o que fiz quando cheguei a Salisbury. Lá é bem fácil fazer isso, já que a cidade é bem pequena. Adoro fazer isto pois você sente o clima da cidade e tem uma visão geral, para depois decidir o que quer conhecer melhor, onde quer entrar, etc. Na época que fui, a cidade estava linda, e decorada para o Natal.

DSC03431

O centro da cidade é cheio de lojas, restaurantes e de prédios antigos e lindos! Bem no centro da cidade você vai encontrar o Poultry Cross, uma construção do século XV, que naquela época servia de abrigo para os vendedores do mercado da cidade. Hoje em dia, o local faz parte do Salisbury Market, que funciona às terças e sábados.

DSC03293

Aproveite e dê uma caminhada ao longo do Rio Avon. Não se preocupe, é bem perto do centro e você pode ir a pé até lá também. É muito agradável e também tem várias lojas para você ir entrando durante o passeio.

DSC03307

Outra visita que não dá pra deixar de fazer é Salisbury Cathedral. A catedral fica perto do centro, mas num local isolado de edifícios e com muitos campos e árvores. É muito legal o passeio, pois apesar de ser bem próximo ao centro, à medida que você vai se aproximando, não vai mais enxergando os prédios da cidade e vai chegando numa zona mais bucólica, onde tudo que você enxerga é o verde da natureza e a própria catedral. Ela é a catedral mais alta da Inglaterra, e você pode subir ao topo dela para apreciar a vista da cidade. A entrada é gratuita, mas eles recomendam uma doação de £6,50 por pessoa. Não tem como não se impressionar com a catedral, além de linda, ela é muito grande.

DSC03411

Stonehenge

A maneira mais fácil de chegar de Salisbury a Stonehenge é pelo Stonehenge Tour Bus. Eles oferecem diversas opções. Você pode comprar somente a passagem de ônibus, que custa £14, ou a passagem mais as entradas a Old Sarum e Stonehenge (£26), ou também há uma opção que inclui além destes 2 lugares, a catedral (para quem não quer caminhar muito) e que custa £31. Você pode comprar os ingressos online ou nas estações (estação de trem ou rodoviária). O ônibus passa a cada 30 minutos.  Se conseguir, sente na janela, vale a pena admirar a paisagem até lá.

A primeira parada do ônibus é em Stonehenge. Ele te deixa no centro de visitantes e, se você adquiriu o pacote que inclui as entradas, é só entrar e conhecer. Caso tenha adquirido somente a passagem, lá no centro de visitantes pode adquirir a entrada. O centro de visitantes é bem simples, tem uma loja de souvenir e um café. Dali você sai caminhando e logo chega no monumento. O local é bem afastado de tudo, no meio de uma estrada. Não se esqueça de levar um casaco, tem muito vento lá.

DSC03358

O caminho é todo pavimentado e você não pode chegar muito perto das pedras, o caminho guia você, para caminhar em torno do local.

DSC03319

Não se preocupe, leve o tempo que for necessário, admire o local de todos os ângulos, tire muitas fotos. O lugar é sensacional e você vai se encantar. Quando estiver pronto para voltar, é só retornar ao centro de visitante e pegar o próximo ônibus. Na volta, o ônibus faz uma nova parada, em Old Sarum.

Old-Sarum-Pre-Hist_2205734k

Old Sarum é a construção mais antiga de Salisbury e um forte que chegou a ser utilizado pelos romanos e saxões. Foram os saxões que cercaram o terreno e cavaram em volta do forte para se proteger. O local é em cima de um morro, então de lá você tem uma vista muito legal e dá inclusive para enxergar a catedral de Salisbury. Como o ônibus passa a cada 30 minutos, fique tranquilo, caminhe por todo o local e tire muitas fotos. Quando terminar, é só pegar o ônibus novamente.

DSC03387

 

 

 

 

 

Anúncios

Um comentário sobre “A Inglaterra é muito mais que Londres – parte V: Salisbury / Stonehenge

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s