Passeio curto na Grande Maçã!

“One belongs to New York instantly, one belongs to it as much in five minutes as in five years.”  – T. Wolfe

O post de hoje é sobre uma das cidades mais famosas do mundo: New York City. Mesmo quem nunca visitou meio que já conhece NYC, todo mundo já viu imagens dela em filmes, em livros, na tv. Dá para visitar a cidade milhares de vezes e sempre ter algo novo para ver ou fazer por lá. As dicas que vou postar hoje são baseadas em uma viagem de 4 noites que eu fiz para lá com uma amiga quando morava nos EUA. Eu já conhecia a cidade, minha amiga não, então nosso roteiro tentou incluir vários dos clássicos no mínimo de tempo possível.

Para quem procura um lugar legal para ficar, eu recomendo o Paramount Hotel, que fica bem do meio do agito, quase no meio da Times Square e é perfeito para quem pretende ver pelo menos uma peça na Broadway enquanto estiver por lá. O Paramount não é das opções mais baratas (hotel em NYC infelizmente nunca é barato) e não tem café da manhã, mas é ótimo e super bem localizado. Para quem quer economizar no café da manhã, bem pertinho do hotel tem várias lojinhas de conveniência tipo CVS e Walgreens, onde dá para comprar algo baratinho para comer. Aviso: como a maioria dos quartos de hotel em NYC, os do Paramount são minúsculos.

Quando eu digo minúsculo, eu não estou exagerando...
Quando eu digo minúsculo, eu não estou exagerando…

Bom, ao roteiro. Nós chegamos pelo aeroporto JFK e fomos obrigadas a perder um tempinho no aeroporto já que a JetBlue, após perder as nossas malas, resolveu demonstrar o que é péssimo atendimento ao cliente. Pegamos um táxi para ir do aeroporto ao hotel, os táxis cobram uma taxa fixa do JFK até Manhattan, na época foram US$ 40,00, acredito que hoje em dia não fique muito longe disso. Como chegamos mais tarde do que o planejado no hotel (e não tínhamos malas, então fomos forçadas a fazer compras), aproveitamos o resto do dia para passear pela Times Square e arredores. Se você ainda não conhece (ou se conhece e é viciada, como eu), pode jantar no  Earl of Sandwich (lembre de mim quando estiver saboreando um Holiday Turkey).

Imported Photos 00283

Uma das grandes vantagens de ficar em uma localização tão central é que você está no coração da Broadway. No segundo dia saímos do hotel direto para umas das TKTS, bancas vermelhas que vendem ingressos para os shows da Broadway com desconto. A banca da Times Square fica na esquina da Broadway com a 47th, embaixo da escada vermelha. Mais informações aqui (em inglês). Os ingressos são para shows no mesmo dia, você fica na fila e já escolhe o que quer ver no telão que te conta o que está disponível e qual o preço. Seja rápido, se você chegar no guichê e se enrolar, o atendente vai chamar a próxima pessoa da fila! Nós escolhemos o clássico, compramos ingressos para a matinê do Fantama da Ópera. Ingressos garantidos, começamos o passeio com uma ida ao Empire State. Para quem vai a NYC, ver a cidade do alto é indispensável, e eu, como fã de Sintonia de Amor (lembram?), sempre prefiro subir no Empire State, vai que o Tom Hanks está lá me esperando! O Empire States fica na 33rd com a 5th, do Paramount (ou da banquinha da TKTS) são uns 20min caminhando a pé pela 5a Avenida. Saiba que não é como nos filmes, você vai ficar um bom tempo na fila até conseguir subir, mas com certeza vale a pena a espera! O ingresso custa US$ 29 para um adulto.

Imported Photos 00038

O roteiro do dia foi todo a pé: saindo do Empire State, visitamos a New York Public Library, almoçamos no Hard Rock Cafe e seguimos até o Rockfeller Center, o Radio City Music Hall (para os fãs de Sex and the City, a Magnolia Cupcakes fica na esquina em frente ao Radio City e os cupcakes, apesar de não muito baratos, são uma delícia) e a Saint Patrick’s Cathedral. Voltamos um pouco mais cedo para o hotel porque tínhamos que nos arrumar para ir ver o Fantasma. O Fantasma da Ópera é apresentado no Majestic Theatre, que fica na 44th, a duas quadras do hotel. Na volta, passamos em umas das pizzarias mais famosas de NYC, a Patzeria Perfect Pizza (231 W 46th St), é minúscula, mas as pizzas são baratas e tudo é uma delícia! Não tem muito lugar para comer ali, então a dica é comprar a pizza e levar para comer no hotel no fim da noite.

Já notaram que eu adoro pizza? :)
Já notaram que eu adoro pizza? 🙂

O terceiro dia começou com um passeio pelo Central Park. Para quem está hospedado ali na Times Square, pela altura da 47th, são uns 13 minutos a pé pela 7a ou 8a avenidas. Aproveite o parque, caminhe bastante e vá descubrindo os cantinhos. Por todo o parque tem plaquinhas com mapas das principais atrações dele, é (quase) impossível se perder. Dá para visitar Strawberry Fields (homenagem ao John Lennon em frente ao Dakota Building, onde ele foi assassinado) e segui dali até o American Natural History Museum. É bom reservar pelo menos umas 2h para passar aqui dentro, o ingresso custa 22 dólares e pode ser comprado na entrada do museu, ele abre todos os dias das 10h às 17:45h e só fecha no Natal e no Thanksgiving. Não esqueça de testar a acústica do museu! 🙂

Imported Photos 00137

Você pode parar para almoçar no PJ Clarke’s do Lincoln Square quando terminar a visita no museu. Dali, caminhe um pouco mais pelo Central Park até chegar ao MET. Meninas que eram fãs de Gossip Girl, não esqueçam de tirar fotos sentadinhas na escada antes de entrar. O MET abre de domingo a quinta das 10h às 17:30h e sextas e sábados das 10h às 21h (ele fecha no Natal, Thanksgiving e na primeira segunda de maio). O ingresso custa 22 dólares. Aqui é outro lugar onde é bom reservar pelo menos umas 2h para a visita.

Imported Photos 00147

Saindo do MET, dá para seguir caminhando pelo Central Park (se quiser, aproveite para visitar  Central Park Zoo) até a Quinta Avenida. Ali, não deixe de entrar na FAO Schawrz, a loja de brinquedos mais antigas do EUA. Lembra do filme “Quero Ser Grande”(“Big”), onde o Tom Hanks dança em um piano gigante? Era nessa loja! E você pode entrar e tirar foto no mesmo piano! A foto na frente da Tifanny’s também é básica, se for de manhã e você estiver tomando café então, perfeito!

Dali, fomos caminhando de volta para o hotel, para descansar um pouco do show da noite. Fomos ver Wicked. Esse foi o único ingresso que compramos com antecedência, porque fazíamos questão de ver. Compramos direto no site da Broadway (em inglês) e recebemos os ingressos em casa (nos EUA – o site também dá a opção de buscar o ingresso direto na bilheteria). Sai mais caro comprar assim do que nas bancas vermelhas como eu expliquei acima, mas se tem um show que você faz questão absoluta de ver, esse é o caminho. Se você só quer ver um show mas não faz questão de um específico, vá nas TKTS. A janta nesse dia foi na Patzeria de novo.

Bem vindo a Oz! :)
Bem vindo a Oz! 🙂

O terceiro dia começou com a peregrinação diária para comprar ingressos para a Broadway. Queríamos ver The Book of Mormon, que na época estava em pré-estréia. Não tinham ingressos para a peça na TKTS, mas a atendente sugeriu que fossemos até a bilheteria do próprio teatro. Lá também não tinha ingresso disponível para aquele dia, então acabamos indo na bilheteria de outro teatro e comprando ingressos para ver American Idiot de noite. O terceiro dia foi a única vez que pegamos o metrô, fomos até o Ground Zero. Fomos só para ver as obras, sem nada programado, mas chegando lá, nos deparamos com a associação dos parentes das vítimas, que oferece uma tour guiada do local. A tour é de graça (você pode doar um valor de sua escolha para a associação) e os guias são todos pessoas de alguma forma pessoalmente envolvidas com a tragédia de 11/09. A tour levou cerca de uma hora.

Imported Photos 00191

Dali, resolvemos voltar a pé. Fomos caminhando com calma, passando por Chinatown e Little Italy. Escolhemos um dos vários restaurantes italianos (óbvio) em Little Italy e paramos para almoçar. Depois escolhemos uma das várias confeitarias da região e paramos para tomar um café com cannolis. Dali seguimos caminhando, passando pelo Village e pela NYU até a Grand Central Station, a maior estação ferroviária do mundo. Vale a pena entrar e visitar o átrio central, o lower level e a escadaria. Ali têm também várias lojas e um mercado. Dali fomos voltando para o hotel (lembram as malas que eu disse que a jetblue perdeu na chegada? Só chegaram nesse dia, véspera de voltarmos para casa. Vale dizer que apesar de algumas promessas, a Jetblue nunca pagou qualquer compensação pelos itens que acabamos tendo que comprar por ter ficado sem a mala… não recomendo voar com eles, se puder, evite!), nos arrumamos e fomos ver American Idiot. Na volta, Patzeria de novo! 🙂

O quarto dia era nosso último em NYC, nosso vôo saía de volta para Orlando no meio da tarde. Por isso, resolvemos ficar por perto do hotel. Fomos visitar o Madame Tussaud’s , que para quem não conhece é um museu de cera. Os ingressos custam US$ 36, mas se você comprar antecipado pelo site, vai pagar US$ 28,80! Depois, um almoço no Ruby Tuesday’s (comida bem americana e bem gostosa, não muito cara e atendimento super atencioso) e uma passadinha no hotel, que tinha ficado com as nossas malas guardadas após o check-out. Pegamos um táxi para o JFK (US$ 40) e voltamos para casa já com vontade de visitar NYC de novo.

Ah! Antes que eu esqueça! Sobre o CityPass… nós não compramosporque achamos que no nosso caso não valia a pena, o tempo era curto e não pretendíamos ir em todas as atrações as quais o passe dá acesso. O passe custa US$ 109 por adulto e dá direito a entrada em seis atrações: O observatório do Empire State, o Museu de História Natural, o MET, o MoMA, o Top of the Rock OU o Guggenheim e a Estátua da Liberdade ou o Circle Line Cruise. Se você pretende visitar todas, vale a pena, é uma economia de cerca de US$ 74. Comprando o passe, você tem 9 dias para usá-lo a partir do primeiro dia de uso. Eu recomendo visitar o site e decidir se vale a pena para você: clique aqui (tem versão em português do site!).