Férias na Colômbia – O que comer

Como prometi no post anterior, sobre Bogotá, hoje vou falar sobre o que comer quando você estiver na Colômbia.

Comidas típicas

Quando estou viajando sempre gosto de experimentar as comidas locais, saber o que eles comem, tipicamente. Então, começarei este post falando exatamente disto. E uma das comidas que você mais vai encontrar, tanto em bancas nas ruas, quanto em restaurantes, é a arepa. A arepa é uma massa de pão feita com farinha de trigo ou com milho moído, geralmente frita. Ela normalmente é recheada com queijo, mas você pode encontrar recheios diferentes, como carne, frango, etc. Outra comida típica é o patacón, um disco de banana (normalmente verde)amassada e frita, com uma cobertura por cima. 

Na foto, uma arepa (à direita) e um patacón com carne (à esquerda)
Na foto, uma arepa (à esquerda) e um patacón com carne (à direita)

Para quem gosta de doce, vale provar a oblea, um doce típico da Colômbia, feito com 2 waffles bem finos, recheados com arequipe (o doce de leite colombiano). Este é o mais tradicional, mas você pode escolher entre diversas opções de recheios, como creme de leite, geléias, chocolate, etc. É curioso experimentar também a salada de frutas, que na Colômbia é servida com creme de leite, sorvete e – acredite se quiser – queijo!

Salada de frutas com queijo
Salada de frutas com queijo

La Plaza de Andrés

Você pode encontrar este restaurante no shopping Hacienda Santa Barbara e também no shopping El Retiro. A idéia aqui é que você se sinta como se estivesse dentro de um mercado público. É uma praça de alimentação, com diversos “restaurantes”. Lá tem padaria, confeitaria, tem lanches, comida típica, e tudo mais que você imaginar. E tudo com uma decoração muito legal.

DSC06400

Mesmo se você não estiver com fome, vale a pena ir somente para ver a decoração e o movimento. Mas a comida também vale a visita. Eu provei uma arepa com carne e banana (eles usam muita banana na culinária deles), muito bom!

DSC06387

La Juguetería

A idéia deste restaurante é que você se recorde da sua infância. As 2 filiais, localizadas nos bairros Cedritos e La Macarena, são totalmente decoradas com brinquedos, por todos os lados. Até as cadeiras e enfeite das mesas são feitos de brinquedos antigos.

DSC06408

A comida, além de deliciosa, é muito bem apresentada e bem servida. O atendimento dos garçons também é ótimo. Quando fomos, eu pedi um frango grelhado com molho de frutas, purê de bananas e salada.

DSC06415

E minha mãe pediu carne de suíno ao molho de mirtilo, com aipim frito e legumes refogados. Só as fotos já me dão água na boca e vontade de voltar lá! 🙂

DSC06416

Crepes & Waffles

Este é um dos meus preferidos, tem tantas opções que dá pra repetir várias vezes durante a viagem (o que eu fiz, é claro :p). O carro-chefe são crepes (doces e salgados) e waffles, evidentemente. Mas, além disto, esta rede de restaurantes presente em várias cidades colombianas, serve também sopas, sanduíches, sucos maravilhosos e sorvetes.

Entre as inúmeras opções de sucos, vale a pena provar as limonadas. Não são só limonadas, eles têm limonada com côco (deliciosa!!), de cereja, de hortelã, além de sucos com diversas frutas que você não encontra no Brasil. Quanto às comidas, todos os crepes que provei eram demais! Vale destacar o “Envoltini de quesos”, um crepe com presunto, azeitonas, pesto, pinhões tostados, e envolto em queijo.

Envoltini de quesos
Envoltini de quesos

Entre as sopas, a Covarachía é muito boa e, segundo eles, é feita com os sabores da terra: tomate, milho, banana.

Sopa Cavarachía
Sopa Cavarachía

El Corral Gourmet

El Corral é a principal rede de hambuguerias da Colômbia, com mais de 160 restaurantes em várias cidades. Em 2001, a rede abriu o primeiro restaurante El Corral Gourmet, que oferece sabores diferentes de hambúrgueres, com pães diferentes, queijos de vários tipos, molhos especiais, etc. O menu é muito variado, com sabores internacionais, é muito difícil tomar a decisão de qual experimentar. Nós decidimos pelo Hindú, com molho curry, chutney de manga e pedaços de amendoim. Uma delícia!! 🙂

Hambúrguer Hindú
Hambúrguer Hindú

Espero que você também tenha ficado com água na boca e, principalmente, com vontade de conhecer a Colômbia! Nos próximos posts falaremos sobre Cartagena e sobre a Catedral de Sal.

Anúncios

3 comentários sobre “Férias na Colômbia – O que comer

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s