A Inglaterra é muito mais que Londres – parte IX: Liverpool

Hoje chegamos ao fim (até fazermos um novo tour) de nosso relato às principais cidades da Inglaterra e, para fechar com chave de ouro, falaremos sobre uma das que mais gostei: Liverpool! Sou um pouco suspeita para falar, pois adoro Beatles mas, mesmo para quem não é fã da banda, a cidade é muito legal! Se você estiver em Londres e for de trem para Liverpool, a viagem dura em torno de 2h30 e a passagem de ida e volta custa cerca de £40. Se você já estiver fazendo um tour pela Inglaterra e partir de outra cidade, visite o site da National Rail, lá você pode pesquisar todos os trechos.

A cidade é relativamente grande e tem bastante coisa para visitar, então, se você tiver tempo, recomendo que fique pelo menos 2 dias lá, para conhecer tudo com calma. Quando eu fui, fiquei hospedada no Aachen Hotel e gostei muito. Ele tem uma localização ótima, a 500m da Lime Street Station e a 400m da Liverpool Central Station, e dali você pode ir a pé em vários dos atrativos da cidade. Atualmente a diária de um quarto para 1 pessoa, com banheiro compartilhado custa cerca £39 e, com banheiro privativo, £49.

o quarto que fiquei, com banheiro privativo
o quarto que fiquei, com banheiro privativo
Aachen Hotel
Aachen Hotel

O primeiro lugar que visitei lá foi a Liverpool Cathedral. Da estação de trem, é uma caminhada de cerca de 15 minutos para chegar ali. A catedral é atualmente a maior em tamanho no Reino Unido, com os arcos góticos mais altos e amplos. Quando você estiver chegando lá já irá se impressionar com o tamanho.

DSC03872

A entrada é gratuita, porém vale muito a pena pagar um ingresso de £5 para fazer o tour e subir à torre da catedral. A catedral é linda e muito impressionante por dentro. Tudo é imponente e grandioso.

DSC03886

E da torre, você terá vistas fantásticas da cidade inteira.

DSC03895

Bem próximo à catedral, na Nelson St, você encontrará a entrada da Chinatown de Liverpool, a mais antiga comunidade chinesa na Europa. O imponente arco é a porta de entrada do bairro. O monumento, inaugurado em 2000 e construído em mármore e madeira, apresenta 200 dragões encravados e caracteres chineses em ouro. O arco possui 13,5 metros de altura, o que o torna maior arco fora da China.

DSC03913

Continuando o passeio, a 7 minutos a pé dali, caminhando pela Hope St., você chegará à Liverpool Metropolitan Cathedral. Construída em 1960, ela tem uma construção bem mais moderna e arrojada. A entrada é gratuita. Ela não é tão impressionante quando a outra catedral, mas vale a visita.

DSC03848

Continuando o passeio, na região da cidade perto do Rio Mersey, há um lugar muito legal para quem estiver interessado em fazer compras: o Liverpool One. O empreendimento é um complexo residencial, de compras e de lazer. Ele é o maior shopping a céu aberto do Reino Unido, com mais de 170 lojas.

Liverpool One: uma pequena parada para as compras...
Liverpool One: uma pequena parada para as compras…

Continuando a caminhada, muito perto dali você chegará a um dos mais conhecidos atrativos da cidade e, para os fãs dos Beatles, o início da diversão: o Albert Dock, um complexo de docas e armazéns aberto originalmente em 1864 e que hoje é a maior atração turística de Liverpool. E, para quem quer gosta de pubs e quer visitar um bem tradicional inglês, é lá que se encontra a melhor opção da cidade: The Pump House. O local fica aberto desde o café da manhã até a janta, servindo sanduíches, hambúrgueres, massas, grelhados, sobremesas e, claro, muita cerveja!

vista do Albert Dock, com o pub The Pump House à esquerda
vista do Albert Dock, com o pub The Pump House à esquerda

No Albert Dock também se encontra o The Beatles Story. O premiado museu é muito legal mesmo, imperdível, tanto para os fãs quanto para os curiosos, e te leva numa viagem pela vida, a cultura e as músicas dos Beatles. Há várias opções de ingressos, que dão acesso a partes diferentes do museu. Atualmente o ingresso completo custa £15,95 e na minha humilde opinião vale cada centavo!

A entrada do The Beatles Story
A entrada do The Beatles Story

Além do museu dos Beatles, o Albert Dock possui várias outras atrações, como um teatro, uma roda gigante, várias lojas, restaurantes, etc. No site (mencionado acima) você pode pesquisar todos os atrativos. E é lá também que se encontra o Museum of Liverpool. A entrada é gratuita e ele está aberto diariamente, das 10h às 17h. O museu conta a história de Liverpool e é muito legal. Vale muito a visita. E, mesmo que você não goste de museus, vale pela arquitetura. Tudo é demais lá dentro!

Museum of Liverpool
Museum of Liverpool

Continuando nosso passeio, bem próximo ao Albert Dock, na Mathew St., você encontrará o Cavern Club, o pub que ficou mundialmente conhecido por ter sido o local onde os Beatles iniciaram sua carreira. Já na entrada do pub você verá a primeira referência ao grupo: uma estátua de John Lennon.

A estátua de John Lennon na entrada do Cavern Club
A estátua de John Lennon na entrada do Cavern Club

Não deixe de entrar no pub! A decoração é muito legal e lá você terá a oportunidade ver um dos primeiros palcos utilizados pelos Beatles para seus shows. Fique ali um tempo, tome uma cerveja e sinta o clima do lugar.

DSC04040

Na mesma quadra da Mathew Street, o shopping center The Cavern Walks exibe uma estátua de bronze dos Beatles tocando. Ainda na mesma rua, você encontrará o Grapes Pub, onde os Beatles iam beber após os shows. Perto dali, na Stanley Street, está a estátua de Eleanor Rigby, representando a personagem da música de mesmo nome e “all the lonely people”

A estátua de Eleanor Rigby
A estátua de Eleanor Rigby

Um passeio um pouco mais distante do centro, mas que vale a pena para os fãs da banda, é visitar a famosa Penny Lane, a rua que deu nome à música. O local é um pouco mais afastado. Se você sair da estação de ônibus no shopping Liverpool One, pode pegar os ônibus 86, 86A, 80 e 80A até lá. Peça ao motorista que lhe avise quando estiver chegando.

DSC04059

E assim terminamos nosso passeio pela Inglaterra (até a próxima viagem). Espero que tenham gostado e que queiram incluir estas cidades no seu próximo roteiro. 🙂

Anúncios

Um comentário sobre “A Inglaterra é muito mais que Londres – parte IX: Liverpool

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s