Tour Gastronômico na Serra Gaúcha – Parte I

São 3 as principais atividades de quem visita a Serra Gaúcha: passear, comprar e comer. No post de hoje falamos sobre a melhor delas: comer! Em quase todas as cidades da Serra, principalmente em Gramado e Canela, há inúmeras opções, restaurantes por todos os lados. Nesse post, daremos nossas sugestões dos melhores lugares para se deliciar por lá.

Casa da Velha Bruxa (Gramado)

Esse é um ponto recorrente nas minhas visitas a Gramado. Ao lado da Rua Coberta, é a lanchonete da loja de chocolates Prawer, pequena e aconchegante, serve de tudo, desde sanduíches, pizza, até sorvetes! Tudo é maravilhoso! Pare para tomar um chocolate quente numa tarde de inverno, ou encerre o dia com um lanche delicioso! E esqueça dietas, por favor…
Minhas sugestões:

– Lanche da Velha Bruxa
Algo indescritível, com ovos, presunto, molho inglês e queijo gratinado, servido com torradinhas! Dependendo da fome, serve uma pessoa, mas eu costumo dividir com minha cia de aventuras gastronômicas, para dar espaço para…

2013-10-16 19.43.41
Queeeeeijo…

– Croissant de Chocolate Branco com Geléia Framboesa
Não vou falar nada, fiquem com a foto…

2013-10-16 20.07.06

Se quiser se torturar mais um pouquinho, acesse http://www.prawer.com.br/casa-da-velha-bruxa.php

Josephina Café (Gramado)

O Josephina é um bistrô super simpático e aconchegante, localizado na rua ao lado da Catedral, em Gramado. A decoração é muito legal, com móveis antigos e quadros de filmes e de anúncios antigos. Vale a pena visitar inclusive os banheiros, que também são muito charmosos e criativos. Mas claro, mas nos focar, o assunto principal aqui é comida e lá você encontrará várias opções de sopas, sanduíches, risotos, além de sobremesas deliciosas e diversos tipos de café. Lá é um lugar super bom tanto para almoçar, jantar, ou somente para descansar um pouco e tomar um café.

Recomendo muito que você comece a experiência lá com a batata doce frita. Além de ter uma apresentação muito legal, ela é muito viciante, doce e salgada ao mesmo tempo! Só de falar nela já fico com água na boca!

Batata doce frita - Fonte: Tripadvisor
Batata doce frita – Fonte: Tripadvisor

Entre as opções de risoto, recomendo o Josephina, com creme de moranga e charque crocante e também o de frango com maça e curry. Uma delícia!

Risoto de frango com maça e curry
Risoto de frango com maça e curry

E entre os sanduíches, vale a pena experimentar o Leminski (hamburguer artesanal de carne, cogumelo paris, mussarela, maionese de salsa e onion rings). Segundo minha cia para tours gastronômicos, é o “melhor hamburguer que já comi!!”

CAM00052

Café Colonial Bela Vista (Av. das Hortênsias – Estrada Gramado/Canela)

É quase cliché ir em um café colonial em Gramado ou Canela. A diferença fica em QUAL! Tem diversas opções, mas este vale a pena, mas prepare-se, é MUITA comida! Na mesa são servidos diversos bolos, frios, pães, carnes (o porco à milanesa, meu deus…).

2013-10-16 12.44.25
Delicious!

Como se já não bastasse, ainda passam pela mesa pratos quentes, e faça o favor de experimentar o strudel quentinho de maçã!! E pensa que a comilança acaba por aqui? não não… Força, pois ainda tem buffet de sobremesas! Com sorvetes!!!!

O Bela Vista tem dois endereços, ambos na estrada entre Gramado e Canela (Av. das Hortênsias). Um na saída de Gramado e outro, na saída de Canela.

Bêrga Motta – Ecoparque Sperry

O restaurante fica dentro do parque, entre Gramado e Canela, e abre somente aos sábados, domingos e feriados. A idéia do local é aprimorar os sabores da comida caseira, baseado no conceito Comfort Food. Lá você encontrará um buffet de saladas, um buffet de comida salgada e um de sobremesas. Um mais fantástico que o outro. A comida varia diariamente, mas os mais famosos são o frango assado na cerveja com batatas coradas e alecrim, escondidinho de mandioca com costela desfiada, Macaroni ao molho carne de panela com cogumelos frescos e polenta recheada ao forno com ragú de calabresa. Você paga um valor (cerca de R$ 40) e pode se servir à vontade nos buffets. Você inclusive pode almoçar, dar uma passeada no parque e voltar mais tarde para comer a sobremesa (essa é uma boa idéia, por sinal, pois você vai comer tanto que vai precisar baixar um pouco a comida antes de poder atacar a sobremesa!). Os sucos também são muito bons, misturando várias frutas. O que mais gostamos foi o de laranja, abacaxi, manjericão e gengibre. Uma delícia!

O delicioso buffet do Bêrga Motta - Fonte: Ecoparque Sperry
O delicioso buffet do Bêrga Motta – Fonte: Ecoparque Sperry

Além disso, o parque é muito legal, tem trilhas, cachoeiras. É um programa super legal para passar o dia. 🙂 E claro, você pode deitar um pouco nas redes ao lado de fora do restaurante para descansar e digerir a comida…

phoca_thumb_l_bergamotta 35 large

Continue ligado no blog, que no próximo post daremos mais dicas sobre restaurantes na Serra Gaúcha.

Anúncios

5 comentários sobre “Tour Gastronômico na Serra Gaúcha – Parte I

    1. Oi Eduardina! Obrigada pela visita ao nosso blog.
      Se você não conhece a Serra Gaúcha, acho que pode passar os 3 dias em Gramado e Canela. Em Gramado, vale a pena visitar o Lago Negro e passear pela Av. das Hortênsias. Visite a Feira do Colono também. Em Canela, recomendo ir ao parque do Caracol e visitar a catedral. Além disto, há várias opções gastronômicas na Serra (veja mais nos nossos posts), lojinhas de artesanato, lojas de móveis… e, se você tiver tempo, Nova Petrópolis é muito legal também. Lá vale a pena visitar a Praça das Flores, onde há o Labirinto Verde.
      Boa viagem! 🙂

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s