Tour Gastronômico na Serra Gaúcha – Parte IV

Como vocês já sabem, recentemente fizemos uma nova visita à Serra Gaúcha e, claro, temos muito o que contar! Hoje vamos falar sobre comida, nosso assunto preferido. Nesta viagem, voltamos a alguns restaurantes que já comentamos aqui (e que desta vez experimentamos outras receitas) e também fomos a um lugar que já conhecíamos, mas ainda não tínhamos postado aqui. Então vamos lá.

Cantina Pastasciutta – Gramado/RS

Esse lugar é um de nossos preferidos lá, vamos lá desde crianças, mas infelizmente fazia algum tempo que não íamos. Mas, este ano, corrigimos esta falha gravíssima. Como o nome sugere, é uma casa de comida italiana e a especialidade, claro, são as massas. E o sistema é o seguinte: você escolhe o tipo de massa e o molho, podendo fazer a combinação que quiser. A porção é suficiente para 2 pessoas com muita fome, ou até 3 pessoas com uma fome razoável. Além das massas (e de um dos melhores molhos carbonaras que já comemos na vida), há opções de lasanha e de pratos prontos (bife à milanesa, à parmegiana, etc) no cardápio.

Nós estávamos em 5 pessoas e pedimos 2 pratos de massa, e foi mais do que suficiente. Pedimos talharim ao molho da Gringa (molho bolognesa, tomate fresco, alho, cebola, sálvia, manjerona, pimentões e tempero verde) e talharim à Toscana (uma mistura de molho vermelho e nata, gratinado com muito queijo). As massas são servidas em uma panela de ferro, que mantém ela bem aquecida. É uma delícia!!

20150201_131323

Além das opções do cardápio, você pode se servir também na mesa de antepastos, cuja cobrança é por kg. São várias opções de pães, queijos, frios, conservas, etc.

Após a refeição, nós sempre fazemos questão de pedir o café expresso. Não só pelo café, mas porque ele é servido cheio de acompanhamentos e torna a hora do café divertida e extremamente interativa! :p

20150201_134427
biscoitos, açúcar mascavo, chantilly, canela, açúcar, e claro, o café!

Josephina – Gramado/RS

Já falamos sobre este lugar super charmoso aqui, mas vale a pena falar de novo. Voltamos lá e experimentamos algumas coisas diferentes e muito gostosas!! O local tem uma decoração super legal, com vários discos clássicos nas paredes, até os banheiros tem uma decoração super legal e vale a pena dar uma conferida.

Desta vez, estávamos em mais pessoas e podemos experimentar mais opções. Iniciamos os trabalhos com a batata doce frita, que já tínhamos falado no nosso post anterior, mas é tão boa que precisávamos sentir aquele gosto de novo! Depois, eu pedi o risoto Josephina (risoto de moranga com charque crocante), uma delícia mesmo e super bem servido!!

DSC00342

Meus pais pediram o Balzac, um sanduíche com pão Josephina, pernil de porco fatiado, rúcula, tomate, queijo derretido e mostarda Dijon. Os sanduíches de lá são tão bem servidos que eles dividiram o sanduíche e ficaram super satisfeitos.

DSC00336

Minha irmã pediu o Auster (pão Josephina, hamburguer artesanal de frango, cebolas douradas, mussarela e rúcula). Super aprovado também!

DSC00340

Notem que os pães e os hamburgueres são artesanais e produzidos lá mesmo. Vale muito a pena experimentar! Na saída, dêem uma olhada no balcão, cheio de sobremesas de dar água na boca e de produtos super legais à venda. Eu já comprei duas vezes o vinagre de framboesa deles e recomendo muito. Eles vendem também um vinagre de maracujá e um azeite de alecrim.

Bela Vista Café Colonial – Gramado/RS

Também já havíamos comentado aqui no blog, mas eu pessoalmente nunca tinha ido, então vamos falar sobre outro ponto de vista :p Os cafés coloniais são um tipo de refeição bem tradicional de Gramado, e nós, em nome do blog, nos sacrificamos em uma exaustiva pesquisa para descobrir qual o melhor deles! Nosso escolhido é o Bela Vista, restaurante se localiza na Av. das Hortênsias, entre Gramado e Canela (existem dois, um em cada lado da estrada e os dois são igualmente deliciosos). Lá o esquema é o seguinte: você paga um valor fixo e come tudo o que quiser, à vontade, por quanto tempo quiser. Os garçons trazem váááárias opções na sua mesa, e você pode pedir para repetir o que quiser, quantas vezes quiser. São vários tipos de pães coloniais, bolos (de limão, de côco, de laranja, de chocolate, de amendoim!), cucas, salgadinhos (bolinhas de queijo fritas, risoles de presunto e queijo, croquetes!), torta fria, frango e lombo de porco a milanesa, entre outras delícias. Tudo com gostinho de comida feita em casa. Além do que está servido na mesa, os garçons ainda passam oferecendo grelhados, linguiças e quiches (os quiches são imperdíveis!).

20150131_130236
não dá vontade de ir correndo pra lá comer tudo isso??

Eu pessoalmente recomendo que você experimente o strudel. Ele não fica na mesa, mas é oferecido pelos garçons. É muito bom!! Recomendo muito também o chá de maçã. O chá é feito com (milhares de) pedaços de maçã mesmo e é uma ótima opção para acompanhar toda a comilança, pois você não se sentirá cheio bebendo o chá.

Vale lembrar que algumas das bebidas (o suco de uva, o café, o chá e o chocolate quente) estão inclusas no preço do café colonial. Prove todas!!

20150131_133758
o strudel! que delícia!!

E depois que você tiver comido todas essas delícias, ainda pode visitar o balcão de sobremesas, onde há várias opções de doces e tortas, e onde você também pode se servir à vontade. E há ainda uma geladeira com várias opções de sorvete!

E depois de tudo isso, ainda pedimos um chocolate quente para finalizar. Muuuuito bom! 🙂

Espero ter deixado vocês com vontade de conhecer estes lugares! Até a próxima! 🙂


Um comentário sobre “Tour Gastronômico na Serra Gaúcha – Parte IV

Deixe um comentário