Passeio em Morretes – Serra da Graciosa

Em nossa viagem a Curitiba, resolvemos fazer o passeio até o litoral, passando pela Serra do Mar. Sabíamos que havia um trem turístico que vai até Paranaguá e fomos até a Rodoferroviária de Curitiba pegar informações. No bloco da Ferroviária está localizada a loja da Serra Verde Express, que realiza os passeios de trem. Nos informaram que o trem só vai até Paranaguá aos sábados e domingos.

A estrada, com neblina.

Consultamos a previsão do tempo e compramos a passagem até Morretes (antes de Paranaguá), na classe  turística, para uma quinta- feira ensolarada. Depois fomos até o bloco da Rodoviária e compramos a passagem de volta, Morretes-Curitiba, pela Viação Graciosa Ltda. no ônibus que sobe até Curitiba pela Serra da Graciosa. Existem várias opções para este passeio, mais simples como o nosso ou com traslado no hotel, vagão luxo no trem e almoço em Morretes. A volta pode ser de trem (muito longa…), pela Estrada da Graciosa ou pela BR-277 (mais rápida).

O trem sairia às 8h15min, mas atrasou um pouco, aguardando que a neblina se dissipasse na serra. Com o dia ensolarado valeu a pena o atraso, pois as vistas são lindas. Em cada vagão acompanha um guia turístico e oferecem lanche e bebida. Nosso guia explicou toda história do Paraná, de Curitiba e da construção da estrada de ferro, indicando os pontos importantes do passeio e até contagem regressiva na hora de fazer as fotos da paisagem, para conseguir o melhor angulo.

Vista do restaurante, na hora do almoço

Na chegada a Morretes, quase na hora do almoço, quem pagou o pacote completo tem traslado de van até o restaurante. Nós fizemos o caminho a pé em poucos minutos e escolhemos para almoço o restaurante My House, extremamente agradável. Fica na beira do rio, assim outros restaurantes,  e escolhemos uma mesa com uma linda vista do Rio Nhundiaquara e da cidade. Depois do almoço, continuamos o passeio a pé pelas lojas e quiosques, em ruas com prédios históricos bem conservados, onde vendem vários produtos típicos e artesanato, além de espaços culturais e museus. De volta à rodoviária, tomamos nosso microônibus, pois a Estrada da Graciosa não permite veículos de grande porte, e continuamos o passeio de volta. O micro faz uma parada para relaxar, a meia viagem. A vista deve ser linda…Quando paramos, uma densa neblina cobria a estrada, dando mais um charme ao passeio. De volta a Curitiba, táxi, hotel e jantar. Valeu o passeio!