Vida em Alto Mar – Canal do Panamá, Parte II

Há um tempo atrás fizemos um post sobre o Canal do panamá e sua história, e ficamos devendo um post sobre seu funcionamento! Demoramos, mas não falhamos! Aqui vai!

Primeiro, sugiro que leiam aqui o primeiro post para se situarem! Leram? Agora vamos ao que interessa:
Durante minha vida inteira até maio de 2014 eu não conseguia imaginar o Canal do Panamá de outra forma que não consistindo em uma terra cavada para chegar de um lado com água até o outro. Nível do mar? Como isso poderia ser diferente em cada lado? Pois é! O que acontece (olha a aula de Física!) é que existe uma diferença de salinidade e temperatura entre os dois oceanos, neste caso o Atlântico tem temperatura mais baixa e salinidade mais alta que o Pacífico, sendo consequentemente mais denso e com menor volume. Resultado: O Pacífico é mais alto!
Isso acarretou algumas dificuldades na construção do canal, justamente por ser inviável a opção de simplesmente abrir caminho, inclusive pelo relevo da região. Está lá a tentativa francesa para provar que não deu certo!
A solução se vê hoje: O Canal opera com um sistema de seis eclusas, sendo três no lado do pacífico e três no lado do Atlântico, separados por um lago artificial (Lago Gatun). O lago é parte essencial da operação do Canal, é dali que a água é bombeada para as eclusas, elevando as embarcações. Mas como funciona, exatamente?
1. O navio se aproxima do canal beeem devagar. Quando estiver chegando perto, um piloto do próprio Canal embarcará no navio para conduzí-lo até o outro lado. 
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2. O navio entra na primeira eclusa.  O espaço é tão justo que dá para sentir algumas batidinhas da parede do navio nos muros. Acontece… Fechada a primeira eclusa, água é bombeada para dentro desta para se equiparar ao nível de água da próxima eclusa.
3. Quando a água chegar no nível certo, a próxima eclusa se abre e o navio vai adiante. O processo se repete para passar para a terceira eclusa e depois, para o lago. Todo o processo é bem lento, mas fascinante!
 
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4. O navio passa o dia atravessando o lago lentamente. à margem da floresta tropical praticamente intocada. Durante a travessia o capitão apontava diversos animais silvestres e contava curiosidades sobre o Canal.
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Em cima, uma das locomotivas em operação no Canal. Abaixo, o espacinho entre o navio e a parede do Canal.
5. Eventualmente, o navio se aproxima das próximas eclusas. Agora, o navio será baixado até o nível do mar. Então, entra na primeira eclusa,  e a água é bombeada para fora desta, baixando de nível até alcançar o nível da próxima eclusa, até passar pelas três e chegar ao oceano!
Saindo no lado do Pacífico, o navio passa por baixo da Ponte das Américas, com uma vista privilegiada da Cidade do Panamá! E segue sua viagem.
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O site do Canal do Panamá tem uma animação muito legal mostrando o funcionamento e também fala sobre a expansão do Canal, que já está em operação! Quem sabe em breve daremos uma volta por lá para ver como ficou?. 😉
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